AVISO IMPORTANTE

A Casa de Apoio é mantida exclusivamente por meio da venda de souvenires referentes ao McDia Feliz e doações efetuadas por depósito em conta corrente no Banco Santander Brasil S/A (nº 033) - Agência 2047 - Conta Corrente 13001762-1 ou pessoalmente à Casa Ronald McDonald ABC.

 


ironald_peq.jpglogo_projeto.pngrotary_peq.jpg

Siga-nos também no: 

Twitter

 Facebbok

Telefone (11) 4992-1440

Endereço: Av. Príncipe de Gales, 821
Santo André - São Paulo

Instituto Ronald McDonald Imprimir E-mail
Fundado em 8 de abril de 1999, pelo McDonald's com o apoio de instituições ligadas ao combate ao câncer infanto-juvenil, o Instituto Ronald McDonald é uma associação brasileira, sem fins lucrativos, e com total autonomia administrativa.  Atuando com foco na luta contra o contra o câncer infanto-juvenil, ação diretamente vinculada à garantia do direito à vida e à dignidade da pessoa humana, o Instituto concentra suas atividades em quatro áreas específicas. São elas: 
  • Ações do voluntariado (assistencial e de suporte psicossocial, nas instituições que atendem crianças e adolescentes portadores de câncer);
  • Melhoria da infra-estrutura hospitalar;
  • Divulgação de conhecimentos relativos ao câncer infanto-juvenil;
  • Incentivo à pesquisa e o intercâmbio técnico-científico entre especialistas em câncer infanto-juvenil.
 Considerando as áreas de atuação acima mencionadas, o Instituto identifica e desenvolve Programas, contando com o apoio da comunidade científica e de voluntários sociais, ambos representados em seus Conselhos, sem se privar da contratação de consultoria especializada sempre que necessário. Os Programas promovem a cidadania e o enfrentamento das desigualdades sociais, na medida em que auxiliam crianças sem condições ao tratamento de câncer a resgatarem o direito à saúde. Além disso, os Programas também focalizam a família como núcleo social onde a criança está inserida. Os principais Programas do Instituto são: Programa Tsuru, Programa Diagnóstico Precoce e Programa Casas Ronald McDonald.

O Programa Tsuru tem por foco a estrutura de atendimento em ambientes hospitalares e em instituições de apoio, preocupando-se em assegurar que nas cidades de maior demanda exista um serviço de qualidade, dedicado à criança e ao adolescente com câncer. Por outro lado, a excelência no tratamento não é o único fator que influencia nos altos índices de cura. Se a criança obtiver um diagnóstico tardio, suas chances serão reduzidas. Por tal razão, o Programa Diagnóstico Precoce foi desenvolvido buscando capacitar os profissionais que atendem, em primeira instância a população, para que eles possam suspeitar do câncer e encaminhar adequadamente as crianças no sistema público de saúde. Além disso, através do Programa Casas Ronald McDonald, o Instituto certifica as Casas de Apoio que atendem aos requisitos e padrões internacionais estabelecidos pela Ronald McDonald House Charities (sistema beneficente global do qual o Instituto Ronald McDonald faz parte).  

Para implantação dos Programas em âmbito nacional, o Instituto trabalha com a articulação de uma rede de instituições solidárias pela mesma causa. Estas instituições, presentes em todas as regiões geográficas brasileiras, permitem alta capilaridade às ações do Instituto. Todas devem ser previamente cadastradas, atendendo a requisitos de regularidade jurídica e fiscal, além de terem que comprovar a atuação junto a crianças e adolescentes com câncer.   Os recursos captados pelo Instituto são destinados aos projetos apresentados pelas instituições parceiras e referendados por seus Conselhos. Através do efetivo acompanhando desses projetos, com Prestações de Contas periódicas e auditorias, o Instituto assegura transparência e credibilidade aos investidores, bem como aos demais segmentos da sociedade. A rede de instituições parceiras compreende 98 organizações, presentes no Distrito Federal e em 21 estados, que atendem crianças de todo o Brasil. Em 2007, para a realização de seus Programas, o Instituto Ronald McDonald apoiou 80 projetos de 67 instituições.

Acesse o site e conheça mais sobre o trabalho do Instituto Ronald McDonald: www.instituto-ronald.org.br.

Programa Casa Ronald McDonald

O conceito do Programa Casa Ronald McDonald é simples: “uma casa distante de casa” para crianças com sérias doenças que recebem tratamento nos hospitais próximos.

Algumas crianças precisam viajar grandes distâncias para receberem atendimento médico, que podem durar um dia, um mês, um ano ou mais. Para as famílias desses pacientes, as acomodações pode ser um fator dificultador, pois acabam tendo que optar por hotéis ou ficarem mal acomodadas nas cadeiras ou sofás dos hospitais.

As Casas Ronald provêm uma confortável alternativa de apoio. Elas servem como residência temporária com a facilidade de serem próximas aos hospitais, permitindo que os acompanhantes das crianças atendidas possam dormir, relaxar e encontrar apoio e suporte em outras famílias que estão passando pela mesma situação.  

No Brasil, o Programa Casa Ronald McDonald é coordenado pelo Instituto Ronald McDonald e conta hoje com três unidades, sendo elas no Rio de Janeiro, Grande ABC e em São Paulo. Todas oferecem hospedagem, alimentação, transporte e suporte psicossocial para pacientes em tratamento que estejam fora de suas cidades, ajudando a fazer a diferença na qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer.

O Instituto Ronald McDonald é o representante da RMHC Global (Ronald McDonald House Charities) no Brasil e o responsável pela gestão do Programa Casas Ronald. Seu objetivo é fazer com que as instituições licenciadas para operar como Casa Ronald McDonald sigam os mais altos padrões de qualidade e excelência que são as marcas do programa global.

Fatos importantes  

• A primeira Casa foi fundada na Filadélfia em 1974.• Existem  cerca de 270 Casas Ronald McDonald em 30 países.

• Desde 1974, as Casas Ronald McDonald já ajudaram mais de 10 milhões de famílias.  
 
• Mais de 6 mil quartos estão disponíveis para as famílias todas as noite, em todo mundo.
 
• Nas Casas Ronald McDonald existem mais 30 mil voluntários que doam 1 milhão de horas do tempo deles a cada ano. 

• Fundadores da primeira Ronald McDonald House na Filadélfia escolheram o nome por causa do compromisso da Corporação McDonald’s e porque o embaixador da alegria, Ronald McDonald, é um símbolo de felicidade para as crianças de todo mundo.

• Implantar no Brasil uma Casa Ronald McDonald sempre foi um dos sonhos dos membros pioneiros do Instituto Ronald McDonald, que se concretizou em 1994, no Rio de Janeiro.

• No Brasil existem três Casas Ronald McDonald, uma no estado do Rio de Janeiro e duas no estado de São Paulo.

Casa Ronald McDonald Rio de Janeiro - A Casa Ronald McDonald Rio de Janeiro foi inaugurada em 1994, sendo a primeira da América Latina e do Brasil, contribuindo para fazer a diferença na qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer, oferecendo hospedagem, alimentação, transporte e suporte psicossocial para os pequenos pacientes e seus familiares. A Casa Ronald McDonald possui uma área construída de cerca de 1600 m2 com capacidade para abrigar 32 crianças, cada uma com um acompanhante. Desde seu lançamento, a Casa já atendeu mais de 1400 jovens, 191 apenas em 2007. 

Atualmente, são  
430 pessoas que se dedicam voluntariamente a diversas atividades, desde as tarefas administrativas e operacionais até as de atendimento direto às crianças, adolescentes e seus acompanhantes,  como atividades terapêuticas, ocupacionais, recreativas e oficinas profissionalizantes. Para garantir a qualidade do atendimento prestado, a Casa realiza treinamentos e oferece cursos e reciclagens a todos os voluntários. Outro diferencial da Casa Ronald do Rio é o trabalho realizado para garantir a continuidade dos estudos das crianças e adolescentes hospedados. Foi projetado um espaço para atividades escolares e numa parceria com a Secretaria Municipal de Educação, duas professoras especialmente capacitadas lecionam para os pacientes.  

O Projeto Bolsa de Alimentos é outro destaque. Ele prevê a distribuição de alimentação básica e complementar para os jovens portadores de câncer e suas famílias, com o objetivo de garantir uma alimentação contínua e adequada. O programa se destina a crianças e adolescentes encaminhados pelo serviço social do hospital onde está sendo realizado o tratamento de câncer, desde que o mesmo possua convênio com a Casa Ronald McDonald. A Casa, por sua vez, é encarregada de arrecadar, controlar e entregar o mantimento para cerca de 400 famílias. A Bolsa de Alimentos também serve como apoio e estímulo à continuidade do tratamento das crianças e adolescentes. Em agosto de 2007, o Projeto Bolsa de Alimentos recebeu o prêmio Best Bets na categoria Projeto Social da Conferência Internacional da Ronald McDonald House Charities. A Casa do Rio de Janeiro competiu com outras 269 Casas e foi premiado com US$ 5 mil.   

Casa Ronald McDonald ABC - A Casa Ronald McDonald do Grande ABC foi inaugurada no dia 11 de abril de 2007, passando a fazer parte do programa mundial da Ronald McDonald House Charities (RMHC), coordenado no Brasil pelo Instituto Ronald McDonald. A casa, construída e gerenciada pela Associação Projeto Crescer do ABC, desde o inicio de suas atividades já hospedou cerca de 50 crianças e adolescentes em tratamento e fornece refeições e assistência a outras 30 diariamente. Além disso, desde 1994 atua na arrecadação de verbas para ampliar e melhorar o atendimento às crianças e adolescentes com câncer nos hospitais da região do Grande ABC.

Atualmente a casa de apoio possui 12 apartamentos com capacidade para abrigar até 24 crianças e seus acompanhantes. O projeto original prevê ainda a construção de um pavimento superior com outros 11 quartos, o que elevaria a capacidade de atendimento para até 46 crianças e adolescentes e seus acompanhantes. No local, 100 voluntários se revezam com os funcionários contratados. As crianças hospedadas têm todo o suporte psicossocial, nutricional, pedagógico, jurídico e afetivo.

Em 2007, a Casa Ronald McDonald ABC foi uma das selecionadas para o Programa Diagnóstico Precoce. A parceria entre a Casa Ronald ABC, o IRM, a Faculdade de Medicina do ABC e a Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo prevê a formação dos profissionais do Programa de Saúde da Família com foco na prevenção do câncer infanto-juvenil entre as famílias carentes da cidade.

Casa Ronald McDonald São Paulo - A Casa Ronald McDonald São Paulo, inaugurada em 12 de abril de 2007, já hospedou mais de 130 crianças e adolescentes com câncer em tratamento na cidade. A Casa, que tem capacidade para atender até 30 pacientes com acompanhantes, hospeda crianças de várias regiões do país. A unidade – gerenciada pelo Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC) - é a terceira do país e a 265ª do mundo a integrar o programa internacional da Ronald McDonald House Charities (RMHC).

A casa de apoio foi inaugurada como parte da expansão do Programa Casas Ronald McDonald no Brasil, coordenado pelo Instituto Ronald McDonald. No local, trabalham dois funcionários e 54 voluntários que se revezam em turnos durante os sete dias da semana. As crianças hospedadas recebem todo o suporte psicossocial, nutricional, pedagógico, jurídico e afetivo. Além dos pacientes, as mães também recebem todo o respaldo necessário.

A Casa Ronald McDonald São Paulo é mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas e recebe apoio do Instituto Ronald McDonald através de campanhas como o McDia Feliz e cofrinhos, entre outras.